Menu fechado

Entenda a Diferença entre Renda Variável e Renda Fixa

Ter investimentos em algum tipo de renda passiva é muito bom, pois é um recurso a mais que se ganha, sem um esforço direto. Porém, pode ser mais ou menos desafiador, dependendo do tipo de investimento escolhido. Tanto a renda variável quanto a renda fixa, como em tudo, tem suas vantagens e desvantagens.

A tríada das análises a respeito dos investimentos:

  • Liquidez
  • Rentabilidade
  • Segurança

Antes de mais nada, é importante entender que a tríade do investimento estará presente em todos os tipos de investimentos, que é: Liquidez (possibilidade de dispor do capital a qualquer momento), Rentabilidade (percentual de incremento do capital ao longo do tempo) e Segurança (maior ou menor probabilidade da Liquidez e/ou Rentabilidade acontecerem).

Enquanto na renda fixa você tem uma garantia governamental (mais segurança) de incremento do capital bem previsível e até previamente estabelecida, podendo contar com o valor acordado todo mês; na renda variável pode ser bem diferente, pois os ganhos podem superar e muito a renda fixa, em contrapartida, pode acontecer também que no momento do saque não se tenha, com segurança, a garantia destes ganhos maiores, podendo até ser bem menores.
O ideal é seguir um velho ditado de “dividir os ovos em várias cestas” e tentar conciliar os dois, para obter um melhor aproveitamento da renda variável maior, sem se perder a garantia da renda fixa, por vezes menor.
Características, Vantagens e Desvantagens de investir em Renda Fixa e Renda VariávelO maior sucesso financeiro estará sempre em uma atividade, mais do que numa passividade. Pode ser um negócio que se tem, ou um trabalho que se faz no dia a dia seguindo seus sonhos e ambições de contínuo crescimento. Em seguida busca-se uma organização financeira de forma que os ganhos sejam maiores que as despesas e o restante possa ser investido para aumentar o capital através de uma outra renda, fixa ou variável e, assim, têm-se mais dinheiro ao final do mês.

A distinção logo de início com relação a estes dois tipos de renda está em seu modo de funcionamento. Isso fará diferença se o dinheiro investido vai render mais, menos ou de modo semelhante, porém um (fixo) já determinado pelo sistema financeiro e o outro (variável) a depender de um índice ou de uma atividade de compra e venda de ativos também financeiros.

Em outras palavras, na renda fixa, o sistema financeiro pega emprestado o dinheiro investido e aplica na renda variável assumindo o risco de ter que devolver, após certo tempo, previamente determinado, uma porcentagem de ganho também previamente determinada e garantida.

Já na renda variável não é assim, pois a segurança e o modo de investir é diferente, onde o dono do dinheiro assume o risco pela operação de investimento; fazendo uma aplicação em um ativo, como o mercado imobiliário ou comprando ações de uma empresa, espera-se que estes ativos possam valorizar e, assim, o capital inicial ser incrementado.

A garantia está na probabilidade gerada pelo valor custodiado e na habilidade do investidor, ou seja, sabendo investir no ativo e no momento corretos e ele valorizar, o capital aumenta, porém se houver uma desvalorização, o capital diminui e perde-se dinheiro. Podendo, perder parte, perder todo o capital investido ou, até mesmo, devido as taxas e custos das operações, restarem algumas dívidas.

Nestes investimentos existem alguns pontos interessantes para destacar que são eles:

  1. Renda Pré-fixada: Na renda fixa há uma prefixação do rendimento, ou seja, já saberemos previamente qual valor fixo será incrementado no investimento inicial, como é o caso de diversas formas de investimento pré fixadas do mercado (Poupança, RDB, CDB, etc…).
  2. Renda Pós-Fixada: Existe também a possibilidade de renda pós-fixada, a qual trabalha de acordo com a porcentagem de um indicador ou índice do sistema financeiro, então a remuneração aumenta ou diminui de acordo com a elevação ou queda deste índice.

Na renda variável trabalha-se a compra de ativos, moeda, títulos ou ações de empresas. Assim, o investidor torna-se parte do negócio das empresas que comprar ação. Ou o investidor torna-se um um detentor da moeda que adquiriu, com a sua valorização, vem o retorno do investimento. Um bom exemplo são as casas de câmbio ou os sites de compras de criptomoedas como o Bitcoin.

Alguns analistas, recomendam a divisão entre as formas de renda, chamam esta operação de Hedge ou investimento em modo híbrido, onde você pode investir 30% em renda variável e 70% na fixa, sendo conservador ou meio a meio, sendo moderado; e até aumentar a concentração no variável, sendo mais agressivo. Deste modo ameniza-se perdas e permite calcular melhor os resultados estratégicos.

Considerações Finais

Com a várias formas de investimento hoje em dia é possível estudar o mercado e buscar a melhor maneira de cada um investir. Até mesmo decidindo sobre o longo, médio e curtíssimo prazos, como os investimentos em renda variável no formato day trade, que iniciam e encerram no mesmo dia.

Embora todo investimento tenha os seus riscos, na renda variável eles aumentam, eis o porquê é importante estudar o mercado de ações e buscar a técnica, o apoio e a inteligência emocional necessária, uma vez que as perdas podem estar relacionadas com ansiedade e precipitações durante as operações.

Muito importante analisar as ofertas levando em conta os aspectos do rendimento, porém sem esquecer da segurança e liquidez. Além do que é importante aprofundar a discussão sobre os resultados de terceiros no mercado, como vimos são vários os motivos dos bons e maus resultados. Quando vir uma porcentagem pequena de pessoas ganhando dinheiro com renda variável busque entender os motivos, certamente a falta de informação e apoio contribuiu para o pequeno resultado apresentado.

Comece já, cuide das suas finanças, consiga elevar seus ganhos, diminuir suas despesas e reservar parte da sua renda para investir, busque a forma híbrida com inteligência e terá seus rendimentos multiplicados.
No mais é isso, esperamos ter ajudado. Curta este conteúdo, compartilhe com amigos e, qualquer dúvida sobre o tema, é só deixar o seu comentário.

Até mais e Bons Investimentos !!!

Publicado em:Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco...